Booking.com

Roteiro de Viagem Paracatu MG


Paracatu nas Minas Gerais,esta situada na região noroeste de Minas,a cidade teve,e ainda tem um importante valor econômico desde a época do Império,pois até hoje se extrai ouro daquela região,a cidade também tem na sua riqueza a agropecuária e a industria.Paracatu ficou famosa na época do Império,por ser uma das cidades que a famosa Dona Beija viveu em 1815,na época a cidade se chamava Vila do Paracatu do Príncipe.As suas construções em estilo colonial se confundem com as outras cidades históricas de Minas,teve um fato curioso uma vez quando fui com a família em Ouro Preto, o meu sogro falou,mas parece Paracatu!Isso é verdade,as construções são do mesmo estilo,enfim todas as cidades históricas de Minas tem a mesma arquitetura,o que modifica uma da outra é a história de cada uma.



Esse acima é o prédio da câmara de vereadores,Paracatu hoje é um importante polo estudantil,com várias faculdades que recebem estudantes principalmente das cidades vizinhas.


A maioria das ruas ganharam asfalto,tirando a originalidade da sua história,mas o centro Histórico da cidade virou patrimônio cultural brasileiro em 10 de dezembro de 2010 segundo o Iphan.


Paracatu tem ainda a casa da cultura,universidades,histórias e estórias,jazidas de ouro,rios com muitos peixes,cachoeiras,agropecuária forte e um lindo centro histórico.Paracatu tinha muitos quilombos,e eram os mais importantes para cultura mineira,atualmente existem alguns abertos para visitação,se informe na secretária de cultura da cidade.



Paracatu está a aproximadamente a 220 Km de Brasilia e a 483 Km de Belo Horizonte;
A rede hoteleira é razoável;
Existem vários restaurantes que servem a comida mineira,índico o restaurante Arco da Velha,na BR 040 saída para Belo Horizonte logo após ao posto da PRF,que agora se chama casa da Concessa,em estilo colonial,comida caseira (mineira) de excelente qualidade,o café é coado na hora na mesa,vale a pena visitar.


Siga o Twitter @viagsemfrescura

siga no facebook

Booking.com

Comentários

  1. Sou de MG e Paracatu realmente é uma daquelas cidadezinhas lindas escondidas no interior. Parabéns, abraços

    ResponderExcluir
  2. Vivi minha infância nesse lugar,saudades de tudo...

    ResponderExcluir
  3. Realmente Minas é demais! Exorbitante! Adorei eu blog viu! Curti e encontrei muitas dicas boas de expressos de viagens em http://www.autoviacoes.com.br. Confira! Continue a postar e jah me animou viu

    Melissa Vloski

    ResponderExcluir
  4. É uma cidade que perdeu muito do seu acervo histórico e cultural. Hoje o que predomina é o agronegócio e uma mina de ouro que deixará uma herança catastrófica para a cidade, infelizmente! É como se diz: "the money and the gold is the power"!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Logo o seu comentário estará disponível.