Booking.com

Cachoeiras cristalinas


O que escrever das belezas da minha cidade natal...sou suspeito para escrever o amor que sinto por essa cidade,a cidade a qual nasci e vivi,aqui brinquei nas praças,cachoeiras,joguei bola,soltei pipa,aqui cresci com amigos que levo para toda a vida aqui criei meus filhos,eu amo minha terra.Minha Cristalina dos cristais,dos rios,das cachoeiras,da natureza viva,das plantações que alimentam todo o Brasil.A natureza foi bem generosa com Cristalina,formou-se belas cachoeiras e corredeiras que são um colírio para os olhos e para a alma das pessoas que tem o prazer de visitá-las,nesse post vamos mostrar algumas poucas,mas belas obras da natureza,delicie e venha se banhar nessas águas puras e cristalinas do planalto central do Brasil.



De belezas naturais Cristalina está bem servida,são inúmeras cachoeiras que escorrem em paredões de rocha com a água pura e cristalina,mas não é por essa causa que a cidade tem esse nome,e sim pelos cristais que brotam do seu chão,tem estudos que falam que a maior jazida de cristal de rocha do mundo ainda está em Cristalina.





Quando eu era criança,lembro bem que qualquer buraquinho que a gente fazia na terra aparecia miçangas,sou neto e filho de garimpeiro,apesar de não seguir a profissão vivi um pouco o que eles viviam.



Além das belas cachoeiras,a cidade tem alguns lugares interessantes,mas todos em propriedades particulares,se vê pinturas rupestres e formações geológicas muito interessantes como a da pedra chapéu de sol,que é apoiada em um único ponto,intrigando estudiosos do assunto.






Ainda existem lugares com o cerrado preservado,com muita vida,cheio de animais como onça parda,tamanduá,catitu, ema,lobo guará,e muitas outras espécies que habitam o cerrado brasileiro,ainda é possível descobrir cachoeiras praticamente virgens mas quase todas em propriedades particulares.O turismo já foi muito forte em Cristalina,mas à um certo tempo os governantes do município pararam de investir nessa área.mas como tenho esperança sempre,quem sabe nessa administração que começa agora invistam no turismo local.











Na cidade tem cânion,tem um famoso balneário,que algumas pessoas chamam de praia por suas areias e suas piscinas naturais,tem uma reserva particular do cerrado,que serve de estudo do bioma do cerrado,um lugar mágico onde algumas dessas fotos foram tiradas.


Quero agradecer ao amigo Sergio Cruz por ter cedido algumas fotos para essa matéria,ele que hoje toca um hotel em Pirenópolis e é um apaixonado pela natureza da cidade.Se você estiver pensando em visitar a cidade é muito fácil,o aeroporto mais próximo é o de Brasilia que fica a 120 KM de distância,e 2 BRs atravessam a cidade a 050 e a 040.Em maio e junho o frio é bem forte,pois a cidade está a 1280 Mts de altitude,espero que tenham gostado das fotos e espero todos aqui.


Booking.com

Comentários

  1. Linda mesmo. Gostaria de passar o carnaval em Cristalina, você poderia me dar uma dica de um bom hotel/pousada custo beneficio.

    ResponderExcluir
  2. Euzenir,obrigado pela visita no blog, existe varios hotéis, na praça central tem um bom, inclusive é o que aparece no buscador do Bookink logo abaixo aqui na página

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Logo o seu comentário estará disponível.